Por que caras como Elon Musk serão marcados para sempre na nossa história?

ELON

Se você é um pouco antenado em notícias de tecnologia, seja elas sobre carros, casas, energia ou missões espaciais, provavelmente você já ouviu o nome de Elon Musk. Hoje, Elon Musk é o único homem na terra que pode ser comparado ao homem de ferro das histórias em quadrinhos: gênio, bilionário, filantropo, e o que mais você querer colocar de adjetivos.

Depois de vender o Paypal (maior empresa de transações financeiras virtual do mundo) por 1,5 bilhões de dólares, o ainda jovem empresário começou a investir no seu grande império atual. Hoje, Elon Musk mantém três grandes empresas: Tesla Motors, a maior e mais avançada marca de carros elétricos do mundo, Space X, uma empresa de transporte espacial que visa levar pessoas normais a viajar pelo espaço e, sua mais nova aquisição, Solar City, empresa especialista em energia solar.

Mas o que essas empresas tem a ver com você? Eu digo que tudo. Vamos analisar pelo contexto automobilístico. Hoje, no cenário mundial, o tipo de combustível utilizado para o transporte em sua grande maioria é o petróleo. Basta olhar pelas ruas de sua cidade e ver quanto petróleo é utilizado todos os dias pelos seus carros, suas motos, seus caminhões e por tudo que se movimente a combustão. Em números, hoje o mundo consome cerca de 90 milhões de barris de petróleo por dia. 50% disso é voltado para combustível utilizado para transporte. A estimativa é que o petróleo contido nas reservas mundiais dure cerca de 50 anos para os pessimistas e cerca de 80 anos para os otimistas, mas a conclusão que podemos tirar disso é que o petróleo vai acabar, tanto para um quanto para o outro. Analisando financeiramente, levando em conta o aumento do preço nas últimas décadas, podemos prever que aumento no preço no futuro, devido à dificuldade na extração e a escassez das reservas, será tão grande que se tornará insustentável a cadeia que hoje nos sustenta.

Mas e o etanol nosso de cada dia, não podemos utilizar? Bom, leve em conta que para se produzir etanol precisamos plantar cana, a cana ocupa espaço territorial. Logo, para atendermos a demanda de petróleo que consumimos com o etanol teremos que aumentar a plantação de cana, isso implica em aumentarmos a quantidade de terras utilizadas. Se você tem um conhecimento de geografia sabe muito bem que a terra que temos por aqui não é infinita, sem contar em outros mil empecilhos, como: fertilidade da terra, espaço já utilizado para plantações de outros alimentos, espaço utilizado para pecuária, agropecuária em geral, espaços que não são permitidos para exploração, entre inúmeros outros fatores. Essa questão tem o mesmo fim nos estados unidos mas nesse caso com o milho ao invés da cana. E de repente carros elétricos não parecem uma má ideia.

No contexto de geração de energia, atualmente falamos muito sobre o cuidado com o nosso planeta. Hoje, os impactos ambientais são os assuntos principais quando se fala de geração de energia. A aposta em energias limpas são a causa mais nobre (em termos de energia) que o mundo já se envolveu. Vemos um grande investimento em eólica, solar e biomassa, entre algumas outras fontes de energias renováveis. Porém, ainda temos um longo caminho a percorrer. Ainda é gigantesco o número de usinas que geram grande impacto no meio ambiente, como é o caso das usinas a carvão que contém alto índice de emissão de gases de efeito estufa.

A questão a se levar em conta é a demanda gigantesca por energia, e quando se fala em energia falamos de todo o tipo de energia (energia primária), desde a elétrica nas residências como a usada como combustível no transporte. No cenário mundial dependemos demais do carvão e do petróleo. Cerca de 29% de toda nossa energia vem do carvão e outros 31% do petróleo. Somos altamente dependentes de fontes de energia que agridem demais o nosso meio ambiente e que nos deixará logo como é o caso do petróleo. Em termos de demanda elétrica, utilizar fontes de energia renováveis seria a forma ideal de desenvolvermos um sistema sustentável. A possibilidade de geração distribuída (fonte de energia perto da casa) que é o caso da geração de energia solar, muito aplicável em residências, comércios e industrias, trará consigo um “conforto energético”, diminuindo a grande demanda por energia elétrica imposta nas grandes usinas.

Os sistemas solares ou até mesmo os eólicos, são de certa forma ainda caros para um consumidor residencial, porém ainda dão retorno se avaliados em longo prazo, sem contar outros benefícios como um mundo mais limpo e sustentável.

Agora, mesmo que avaliamos de forma muito simplória nosso sistema energético, podemos ter uma pequena visão do nosso futuro com a energia (principalmente a derivada do petróleo), pense no futuro caos que se instalará na sociedade “pós petróleo”. Agora pense em caras como Elon Musk, que mesmo tendo grandes dificuldades em movimentar um novo conceito de carros vem ganhando cada vez mais prestígios pelos seus avanços, trazendo carros elétricos mais acessíveis e com autonomia de suas baterias cada vez maiores. O mesmo Elon Musk que trouxe um novo conceito de painéis solares que se assemelham a telhas e tem um preço muito mais acessível e até competitivo com o mercado de telhados convencionais. O avanço que caras como Elon Musk vem trazendo durante esses anos são fundamentais para a nossa corrida energética, são caras como ele que nos fazem enxergar uma luz no fim do túnel. Mas é claro que isso não é suficiente, precisamos de mais pessoas intervindo de forma inteligente. O mundo prevê o caos daqui algumas décadas, cabe a nós contornar essa situação e se apressar para um caminho diferente. Precisamos de mais “Elon Musks” para serem lembrados na nossa história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s