Bill Gates investirá US$ 1 bilhão em um fundo para pesquisas em energias limpas

Microsoft Co-Founder Bill Gates & Michael Bloomberg Interview

Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, liderará um fundo bilionário focado contra as mudanças climáticas. O bilionário investirá 1 bilhão de dólares em inovações em energia limpa.

O fundo, que é chamado de Breakthrough Energy Ventures (em tradução livre: Empreendimentos Energéticos Inovadores), terá duração de 20 anos e tem como objetivo investir na comercialização de novas tecnologias que reduzam as emissões de gases de efeito estufa em áreas como: geração e armazenamento de energia, transporte, processos industriais, agricultura e eficiência do sistema de energia.

“Tudo o que leva a energia barata, limpa e confiável, nós estamos abertos”, diz Gates, que está servindo como presidente da BEV e antecipa estar ativamente envolvido.

Os diretores da BEV incluem o fundador da Alibaba, Jack Ma, o presidente da Reliance Industries, Mukesh Ambani, os especialistas de risco, John Doerr e Vinod Khosla, o ex-gerente de fundos de hedge de energia, John Arnold e o cofundador da SAP, Hasso Plattner. Com base em estimativas da Bloomberg e Forbes, a riqueza liquida dos diretores é de quase US $ 170 bilhões.

Bill Gates tem um grande histórico relacionado a causas beneficentes. Sua instituição Fundação Bill e Melinda Gates é classificada como a maior fundação de caridade do mundo. Nos últimos anos Gates vem se dedicado a projetos de inovação no mundo todo, como o Janicki Omniprocessor na África, que alcançou o objetivo de fazer o tratamento da agua de esgoto transformando-a em água potável. O projeto também incluía produzir energia para se manter operando sozinha.

Gates diz que ficou surpreso que a inovação tecnológica não seja discutida mais como uma solução para a mudança climática, uma vez que os avanços da energia limpa poderiam limitar quaisquer compensações econômicas de desligar os combustíveis fósseis que emitem carbono. “Tudo isso ocorre apenas como um mecanismo de mercado normal, como você substituir fontes de energia com outras maneiras de faze-la”, diz ele.

Porém, uma recente onda de investimentos em tecnologia de energia limpa falhou miseravelmente para muitos investidores de capital de risco. Um estudo estimou que as empresas de capital de risco investiram mais de US $ 25 bilhões de 2006 a 2011 e perderam mais de metade desse dinheiro. O investimento institucional nesta área manteve-se limitado como resultado, e isso é o que Gates e seus colegas investidores descrevem como uma falha de mercado que os investimentos privados em larga escala e de longo prazo podem enfrentar.

Gates reconhece que investir em energia é mais difícil do que investir em tecnologia da informação: “As pessoas pensam que você pode apenas colocar US $ 50 milhões e esperar dois anos e então você sabe o que você tem. Neste espaço de energia, isso não é verdade”.

Mas ele acrescenta que é um campo de investimento sem aglomeração. “É um mercado tão grande que o valor, se você está realmente fornecendo uma grande parcela da energia do mundo, será super, super grande.” BEV estima o mercado global de energia em US $ 6 trilhões, com a demanda de energia aumentando por um terço em 2040.

A tecnologia de armazenamento de energia está entre as áreas onde o BEV provavelmente irá investir como parte de uma primeira onda, vez que o armazenamento mais eficiente e mais barato permite maior dependência de fontes de energia limpa e intermitente, como energia solar e eólica.

Uma tese dirigindo o fundo é que somente os governos têm os recursos para investir em pesquisa fundamental, através de laboratórios governamentais e financiamento para a pesquisa universitária em uma escala que é necessária para avanço. O financiamento do governo em áreas como tecnologia de baterias e materiais usados para energia solar, por exemplo, semeou o crescimento dessas áreas, com sua comercialização posteriormente financiada por investidores privados.

“Você precisa de investimento para tirar as coisas de um laboratório de pesquisa em uma universidade como Stanford, ou MIT, Berkeley e muitos outros locais, ou laboratórios nacionais, por exemplo, eles estão fazendo muita pesquisa”, diz Arun Majumdar, Professor da Universidade de Stanford que atuou como subsecretário de Energia da EUA e está assessorando a BEV.

Gates esteve envolvido no ano passado anunciando uma iniciativa chamada Missão Inovação, onde 22 países e a União Europeia pretendem dobrar o investimento em pesquisa sobre energia limpa ao longo de cinco anos. Os Estados Unidos estão entre esses países, mas algo que preocupa é o presidente eleito Donald Trump que se posicionou contrário as alegações da existência de mudanças climáticas ou de aquecimento global, não parecendo favorável ao investimento dos EUA em tecnologia de energia limpa.

“O diálogo com a nova administração no que diz respeito à forma como veem a pesquisa de energia será importante”, diz Gates. “A ideia geral de que a pesquisa é um bom negócio felizmente não é uma coisa partidária.”

Os diretores estão atualmente recrutando uma equipe de gestão para o fundo, núcleo no qual espera-se que Gates esteja participando em cerca de três meses.

O fundo, que não cobrará taxas de administração de investidores além de seus custos operacionais, provavelmente começará com um escritório temporário no coração da indústria de capital de risco dos EUA, na Sand Hill Road em Menlo Park, Califórnia. Espera-se que o tamanho do fundo inicial aumente com mais investidores chegando a bordo, e é possível que a Breakthrough Energy Ventures, eventualmente, lance fundos adicionais.

Gates diz que o sucesso do esforço para uma energia limpa, confiável e acessível depende da implantação de muito mais do que os US $ 1 bilhão em capital comprometido com o fundo BEV. Ele planeja trabalhar pessoalmente para obter parceiros estratégicos, como empresas de energia envolvidas no financiamento e apoiar os avanços tecnológicos promissores.

 

Fonte:
Matéria retirada da entrevista dada por Bill Gates à Quartz – https://goo.gl/NzVbRQ
Site Oficial do projeto: http://www.b-t.energy/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s